Bonn Dicas de Viagem

O que fazer em Bonn, a antiga capital da Alemanha

Apesar de ser bela e pitoresca, a cidade de Bonn não é das cidades mais visitadas por turistas que se aventuram pela Alemanha. Além da beleza, há muito o que fazer em Bonn e razões para visitá-la, portanto, não faltam. Falemos um pouco dessas razões antes de irmos direto para as dicas do que fazer em Bonn.

Razões para visitar Bonn

  1. Bonn foi escolhida em 1949 pelos parlamentares alemães para ser a capital da República Federal (a República Democrática tinha sua capital em Berlim Oriental). Apesar da reunificação alemã datar de 1990, é apenas em 1999 que a capital da Alemanha reunificada volta a ser Berlim. Sem contar que Bonn não entrou em “desuso político” total: setores ministeriais e administrativos ainda funcionam por lá e, para isso, utilizam as antigas sedes da Chancelaria e residência do Presidente.
  2. É a cidade onde nasceram os ursinhos de gelatina mais famosos do mundo, os ursinhos da HARIBO.
  3. Como toda cidade alemã, está repleta de belas áreas verdes e parques, além de lindos jardins botânicos.
  4. É a cidade natal de um dos mais famosos compositores alemães, Ludwig van Beethoven.
  5. Para os amantes do vinho, não há melhor lugar para se hospedar do que Bonn, pois de lá é possível visitar várias vinícolas nos arredores para uma sessão de degustação.
  6. As fachadas dos edifícios residenciais são um belo exemplo do ecletismo alemão
  7. Para os que têm interesse em passeios de barco pelo Rio Reno, a ex-capital alemã é, também, um bom ponto de partida.

Abaixo, elencamos os pontos turísticos e atrações de Bonn que achamos que você não pode perder por nada:

1) Museus de Bonn (Museumsmeile)

Kunstmuseum Bonn
Kunstmuseum Bonn (Fonte: Wikipedia)

É difícil traduzir Museumsmeile para o português. Meile significa milha, o que nos daria uma palavra bastante estranha: “Milha dos Museus”. São 3 quilômetros da cidade repletos de museus. Sāo eles: o Museu Koenig (Museu de História Natural), o Haus der Geschichte (Museu de História da Alemanha), o Kunstmuseum Bonn (Museu de Arte Contemporânea), o Bundeskunsthalle (Museu de Arte de todas as épocas) e o Deutsches Museum Bonn (Museu da Tecnologia). O highlight aqui fica para os dois museus de arte.

2) Beethoven Haus

Dicas de Bonn
Beethoven Haus (Fonte: Beethoven Haus)

A Beethoven Haus (Casa de Beethoven) abriga a maior coleção das obras de Ludwig van Beethoven em todo o mundo e se dedica a cuidar e preservar a memória de um dos maiores compositores alemães de todos os tempos. Além disso, é também espaço para pesquisas e estudos sobre a obra e a vida do artista.

3) Bairro Südstadt e o Jardim Botânico

Jardim Botânico de Bonn
O belo Jardim Botânico de Bonn (Fonte: WDR)

Passear por Südstadt é voltar no tempo. Predominam nesse bairro mais badalado e cheio de cafés edifícios ecléticos preservados dos bombardeio da Segunda Guerra. Sem contar que a universidade ainda oferece para uma bela caminhada os Jardins Botânicos: imperdível para os que gostam de contemplar a variedade de plantas que a Natureza nos dá.

3) Catedral de Bonn

A bela Catedral de Bonn (Fonte: Wikipedia)

A catedral de Bonn é, na verdade, uma basílica menor e figura entre as mais antigas igrejas alemãs, construída entre os séculos 11 e 13. Segundo conta a lenda, São Cássio e São Florêncio foram decapitados onde se encontra a basílica atual. Interessante é saber que essa igreja é que inspirará a construção da Igreja da Memória em 1895, durante o reinado de Guilherme II, da Prússia, imperador alemão.

4) Palácio Poppelsdorf

Jardim Botânico na altura do Palácio Poppelsdorf (Fonte: Wikipedia)

No século 18, os arcebipos de Colônia e Bonn gozavam de grande privilégio político no Sacro Império Romano-Germânico. Eram, na verdade, príncipes eleitores, ou seja, encarregados de participarem da eleição que definia o nobre europeu a ser coroado imperador do Sacro Império. Nesse período, demonstração de poder passava por possuir propriedades suntuosas e o Palácio Poppelsdorf é um bom exemplo delas. Trata-se de um belo palácio de estilo barroco.

5) Beethovenhalle

Fonte: Deutsche Stiftung Denkmalschutz

Se você for pernoitar em Bonn, torna-se quase obrigatória uma visita ao Beethovenhalle. Trata-se da casa de concertos de Bonn dedicada ao músico. Não deixe de conferir a Orquestra Beethoven e outras atrações.

6) Passeio de Barco pelo Reno

Burgplatz em Linz am Rhein (Fonte: Wikipedia)

Por que não tomar um barco pelo mais importante rio alemão, o Rio Reno, e dar uma escapada de Bonn para, ou visitar uma vinícola e um castelo construído no século 19 em Königswinter ou então parar na bela e pequenina Linz am Rhein?

Boa estada em Bonn!

Comente este post

Leia Também