Dicas de Viagem Würzburg

O que fazer em Würzburg, pequena cidade ao norte da Bavária

Localizada ao norte da Bavária, mais precisamente na região da Francônia, Würzburg, às margens do rio Main, não fica muito longe da bela Nuremberg. Ao meu ver, visitá-la é um must, sobretudo se você estiver planejando um roteiro pelo sul da Alemanha. O que a faz tão especial é um dos mais espetaculares palácios de estilo barroco que já visitei na Europa. Além disso, há muitas outras atrações imperdíveis, as quais desejo elencar aqui neste post. Portanto, confira o que fazer em Würzburg na lista abaixo:

Siga o Pela Alemanha no Facebook

1) Visite a Residência de Würzburg

Residência
Fonte: Wikipedia

A Residência de Würzburg, patrimônio da UNESCO, é um dos mais esplendorosos palácios barrocos de toda a Europa. É o tipo de palácio que agrega aspectos da arquitetura dos châteaux franceses, do barroco vienense e de elementos seculares da arquitetura italiana. O palácio foi entregue a quem o comissionou, o príncipe-arcebispo Johann Philipp Franz von Schönborn, no ano de 1780. De tanta beleza por se ver em seu interior, destacamos a bela escadaria de acesso ao palácio, cujo afresco é obra do veneziano Giovanni Battista Tiepolo. Vale ainda destacar a incrível capela e o grand salon desta joia barroca. Não deixe de passear pelos jardins da residência. De igual importância é seu paisagismo rococó, repleto de belas esculturas e fontes.

2) Passeie pela Alte Mainbrücke

Alte Mainbrücke
Fonte: Würzburg Erleben

A Alte Mainbrücke, ou em português Antiga Ponte do Rio Main, é tida como a mais antiga ponte construída com pedras em toda a Alemanha. Para os que já visitaram Praga e se deslumbraram com a Ponte Carlos, de certa maneira, a Alte Mainbrücke lhes dará uma sensação de similaridade àquela. O fator que as aproxima é justamente o conjunto de belas esculturas que as embelezam. No caso da Alte Mainbrücke, tratam-se de imperadores do Sacro-Império Romano-Germânico, assim como bispos importantes que governaram a cidade até 1806.

3) Visite a Hofkirche

Fonte: Wikipedia

A Hofkirche, a Igreja da Corte, fica nas imediações da Residência e, junto a esta, forma um conjunto arquitetônico dos mais representativos do Barroco alemão. A igreja já estava pronto antes do palácio, mais precisamente em 1742.

4) Suba até o Marienburg

Marienburg
Fonte: Wikipedia

Na Idade Média, burgos existiam por toda parte. Um burgo é uma fortaleza ou sítio fortificado, ocupado por uma guarnição militar e pelos civis necessários a sua manutenção, que, em caso de ataque inimigo, mantinha seu proprietário (reis ou monges, por exemplo) em segurança. O Marienburg em Würzburg data de 704 d.C. Passou por transformações marcantes no período da Renascença e do Barroco e foi extremamente danificado pelos bombardeios britânicos de 1945. É, sem dúvida, um dos símbolos da cidade.

5) Não deixe de ver esculturas do fabuloso Tilman Riemenschneider

Marienkapelle
Fonte: Eichinger.ch

Tilman Riemenschneider é um dos mais importantes escultores da Alemanha. Viveu na região da Francônia entre 1460 e 1531, tendo como principal cidade de atuação justamente a bela Würzburg. Suas esculturas talhadas em madeira e de pedra foram concebidas entre o período do Gótico tardio e o início da Renascença e se espalham por toda a região. Ou seja, não apenas em Würzburg, como também em Nuremberg, Bamberg ou mesmo na bela Rothenburg ob der Tauber. Eis uma lista de esculturas do artista em Würzburg:

  • Tumba do arcebispo Rudolph von Scherenberg (1496-99) ou o epitáfio do arcebispo Lorenz von Bibra (1520-22), na Catedral de Würzburg
  • Adão e Eva (1491-94), na fachada Capela de Santa Maria (Marienkapelle)

6) Deguste do melhor vinho no Bürgerspital Weinstuben

Würzburg
Fonte: Rolling Pin

Como passar um dia em uma cidade cujas colinas estão tomadas por parreiras e não degustar de uma taça de vinho? Talvez um Riesling ou um Silvaner? Sugerimos que, para isso, você visite o Bürgerspital Weinstuben, que é uma propriedade vitícola de 120 hectares, bem no meio da cidade. Sem contar que é um ótimo lugar para saborear os melhores pratos típicos do sul da Alemanha.

Bom passeio!

Comente este post

Leia Também