Berlim História

Conheça a Berlim em que o Muro parece nunca ter caído

O Muro de Berlim é uma das principais atrações turísticas da capital alemã. De seus originais quase 160km, não restam mais que 2km no perímetro urbano mais central. Destacamos a East Side Gallery para os que amam Street Art. Já para os mais interessados em conhecer mais da história e dos aspectos estruturais do Muro de Berlim, não há melhor lugar que o Memorial do Muro de Berlim. Porém, em seus anos de funcionamento (1961-1989), o Muro da Vergonha não representou apenas uma separação geográfica da cidade. Ele também demarcava diferenças ideológicas, éticas e estéticas bastante contundentes.

Duas Berlins, duas formas de viver

Na prática, estas diferenças refletiam-se na Arquitetura, Arte, no Design ou mesmo nas formas de se divertir. Nosso intento com esse post é dar dicas de onde você pode encontrar essas reminiscências pela paisagem urbana e também como experimentar um pouco dessa Berlim que já não existe mais.

1) Passeie pela Avenida Karl Marx

Muro de Berlim
Fonte: Der Spiegel

Não muito longe da Alexanderplatz, praça das mais conhecidas do centro da cidade, fica uma das maravilhas arquitetônicas de Berlim Oriental, a Avenida Karl Marx. Ela se estende da Strausberger Platz até a estação do metrô Frankfurter Tor, onde se encontram duas belas torres que levam o nome de Stalin-Bauten. Construída nos anos 50 no estilo arquitetônico realista-socialista, é ainda um dos cartões postais da cidade. Sugerimos um passeio a pé ou de bike pela Avenida Karl Marx, começando na Alexanderplatz até as torres da Frankfurter Tor.

2) Assista a um filme no Kino International

Muro de Berlim
Fonte: Berlin.de

Ainda nas proximidades da Alexanderplatz encontra-se um dos mais belos edifícios da Avenida Karl Marx. Diferente dos prédios residenciais, dos quais você poderá contemplar somente as fachadas, este pode ter seu interior visitado. Referimo-nos aqui ao Kino International, edifício dos anos 60 que ainda funciona como cinema e que projeta filmes em língua original com legendas em alemão. Só o fato de se poder sentar no café do cinema e ver a cidade por suas belas janelas já vale a visita.

3) Suba numa torre de vigilância do Muro de Berlim

Muro de Berlim
Fonte: Hobbyuo.de

Na altura da Potsdamer Platz, permanece intacta uma relíquia do Muro de Berlim: uma das 400 torres de vigilância que se distribuíam ao longo dos 160km da linha da morte do Muro. Devemos confessar algo: não é todo mundo que sabe da existência dessa torre, portanto considere-se um leitor e turista privilegiado e não deixe de visitá-la.

4) Drinks no Upside Down Bar

Muro de Berlim
Fonte: Tagesspiegel

No centro de Berlim, não muito longe da Embaixada do Brasil, o Upside Down Bar encontra-se num belo prédio rococó do século 17, o Ermelerhaus. Esse bar era frequentado por diplomatas nos anos 70 e traz em sua decoração algo muito especial e que justifica seu nome: uma série de obras de um dos mais importantes neo-expressionistas alemães, Georg Baselitz, cujo nome é “Upside Down”. Ou seja, além de comer e beber bem, você ainda terá a chance de contemplar uma bela obra de arte.

5) Visite o DDR Museum

Muro de Berlim
Fonte: Berlin.de

Se você tiver interesse de saber quais os móveis que decoravam as casas do alemães orientais, assim como o que se comprava no supermercado, como eles se divertiam em suas férias, qual carro compravam e tudo mais que tinha a ver com o cotidiano nesse país que já não existe mais, não há melhor lugar para se visitar que o DDR Museum. O melhor é que ele fica na rua mais visitada pelos turistas, a Unter den Linden. O DDR Museum fica aberto das 9 da manhã até às 9 da noite. A entrada custa 9,80€.

Bom passeio!

Comente este post

Leia Também