Dicas de Viagem História

Centros históricos de grandes cidades alemãs que merecem sua visita

Quando pensamos nas grandes cidades alemãs, devemos ter em conta que a noção de cidade grande por aqui é bem distinta da brasileira. A maior cidade alemã em população, por exemplo, é Berlim, com quase 3,8 milhões de habitantes, ficando muito longe de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Há um outro aspecto das grandes cidades alemãs que não se aplica com frequência às brasileiras: Berlim, apesar de ser uma cidade do século 13, passou a ter patente importância no concerto geopolítico europeu como capital da Prússia apenas no século 18. Seu crescimento no tempo é, portanto, muito concentrado nos últimos séculos.

A ciranda histórica da importância política de algumas cidades alemãs

Goslar, pequena cidade da qual já falamos aqui, foi muito importante politica e economicamente na Idade Média e hoje apenas lhe resta contar, por meio de seus antigos edifícios e de documentos históricos, a gloriosa fase por qual passou há mais de sete séculos. Berlim e tantas outras grandes cidades alemãs não têm mais o que contar de seu passado medieval. Ou porque o desenvolvimento urbano fez necessária a destruição de antigas ocupações históricas, ou porque os bombardeios aliados da Segunda Guerra as transformaram em escombros.

Porém, há uma categoria de grandes cidades alemãs que imiscuem a modernidade urbana do pós-guerra com manchas que demarcam claramente seu passado longínquo da Era Medieval. Não é de se surpreender se encontrarmos ao lado de prédios hiper-modernos, edifícios de enxaimel completamente “tortos”, exibindo a falta de técnicas de construção mais apuradas em meio a ruelas super estreitas. Destas cidades, as que mais nos chamam a atenção são as seguintes:

1) Bremen

Bremen
Fonte: Bremen Tourismus

Na Idade Média, era muito comum um forasteiro, ao chegar em uma cidade, ter como referência a prefeitura ou a igreja principal. Se você quer saber onde fica o centro histórico de Bremen, faça essa busca e, ao encontrá-lo, ficará maravilhado com o imponente domo e com a beleza peculiar da prefeitura, um edifício em frente ao outro. Não deixe de dar atenção à estátua de 1404 de um cavaleiro medieval chamado Roland ou então à escultura dos Músicos de Bremen, fábula dos Irmãos Grimm mundialmente conhecida. Mas não acabou: não deixe de visitar o Schnoorviertel, autêntico bairro medieval da cidade.

2) Erfurt

Erfurt
Fonte: Wikipedia

Erfurt é a capital da Turíngia, Estado da extinta Alemanha Oriental. Também é a cidade com o maior centro histórico conservado em toda a Alemanha. Caminhe pela zona do Andreasviertel e você terá a sensação de estar na Idade Média, mais precisamente entre os séculos 10 e 14, sobretudo devido às ruas estreitas e aos edifícios de enxaimel. Não deixe de visitar a Krämerbrücke, a Ponte Krämer, com suas lojinhas e restaurantes. Por ela você chega na Marktstraße, a Rua do Mercado, onde se encontram mais lojas e também outros belos edifícios.

3) Lübeck

Lübeck
Fonte: Wikipedia

Lübeck não fica muito longe de Hamburgo e se mostra como ótimo exemplo de que uma cidade importante no passado não é necessariamente importante no presente. Hoje, Hamburgo é uma das mais ricas e populosas cidades alemãs. Lübeck, por sua vez, é apenas uma cidade nas proximidades a ser visitada. A razão: foi a capital da Liga Hanseática, acordo econômico entre cidades europeias entre os séculos 12 e 16. O centro histórico de Lübeck exibe justamente esse passado glorioso e vale a pena ser visitado.

4) Leipzig

Leipzig
Fonte: Leipzig Travel

O belo centro de Leipzig não está cheio de cafés à toa. Há quem diga que o primeiro café a ser inaugurado na Europa, o Coffe Baum, é dessa bela cidade da Saxônia. Não só isso: nele tomava café nada mais, nada menos, que Johann Sebastian Bach. Leipzig também é tradicional por sua Feira, uma das mais antigas da Alemanha. Devido à riqueza econômica, a cidade exibe um das mais belas prefeituras do Renascimento, assim como belas passagens entre prédios. Não deixe de visitar o Mädler-Passage.

5) Nuremberg

Nuremberg
Fonte: Booking.com

Dentre as cidades-residência do imperador do Sacro-Império Romano-Germânico, Nuremberg figura entre as mais importantes da Era Medieval. Além de sua importância política, era também um importante centro econômico e culturalApesar de ter 90% de seu centro histórico destruído durante a Segunda Guerra Mundial, Nuremberg teve boa parte de seus monumentos históricos reconstruídos ou restaurados. Incluídos aí estão o muro medieval e o castelo da cidade, um dos highlights para quem estiver de visita. É uma de nossas cidades favoritas!

Boa viagem de volta no tempo!

Comente este post

Leia Também