Frankfurt Gastronomia

Pratos típicos de Frankfurt: quais provar?

Frankfurt é, em geral, porta de entrada para a maioria dos brasileiros que visitam a Alemanha. Aviões como o Boeing 777 ou o Airbus 380 não aterrissam em Berlim, por exemplo. A solução para os que seguem viagem a outras cidades alemãs, portanto, é tomar um trem ou fazer escala no belo e moderno aeroporto da cidade alemã dos arranha-céus. Uma vez que Frankfurt acaba fazendo parte do roteiro completo de viagem, por que não aproveitar e conhecê-la? Um dia mostra-se suficiente para esta empreitada, contanto que não se tome tempo para museus ou outras visitas internas. Tempo para um almoço ou jantar haverá, obviamente. E o que queremos neste artigo é justamente publicar uma lista de pratos típicos de Frankfurt que você deveria provar. Ei-los:

1) Frankfurter Würstchen

Pratos típicos de Frankfurt
Fonte: Frankfurt Tourismus

Em português, “salsichinhas de Frankfurt”, as Frankfurter Würstchen são salsichas finas cozidas em um caldo bastante leve. Dos pratos típicos de Frankfurt, talvez o mais conhecido entre nós. São feitas de carne de porco e sua tripa é de ovelha. Seu tempo de cozimento é de 8 minutos e nada mais! Importante é dizer que levam esse nome porque foram “patenteadas” no ano de 1860 por serem produzidas na região de Frankfurt. Você pode comê-las em qualquer barraquinha pela cidade acompanhada de pão ou salada de batatas e mostarda. Tente o Alten Limpburg para saboreá-las.

2) Grüne Soße

Fonte: Chefkoch

Em português, Grüne Sauce significa molho verde. Este prato, que já sacia o povo que vive nessa área há pelo menos mil anos, é um molho de ervas frio preparado com maionese, nata ou iogurte. Nada de especial? Pois bem, há um aspecto peculiar desse prato: as tais das ervas são cultivadas no bairro de Oberrad, o que torna o Grüne Sauce algo possível de se comer apenas em Frankfurt. Claro que não podemos deixar de mencionar as ervas do molho. São elas: cerefólio, borragem, salsa, agrião, azeda e cebolinha. Ele é acompanhado de ovos e batatas cozidas. O Apfelwein Wagner é o mais conhecido lugar para saborear um Grüne Sauce.

3) Handkäs mit Musik

Fonte: Madame Cuisine

O Handkäs é um queijo de leite cru com menos de 1% de gordura. Leva esse nome porque antigamente, no processo de produzi-lo, sua forma era dada com a mão. Trata-se de um queijo muito cremoso devido a ter estado marinado por muitas horas em vinagre, sal, óleo, cominho, cebola crua e pimenta. O termo “com música (mit Musik)” vem do fato que o marinado pode produzir flatulências… Em geral, come-se o Handkäs como entrada. Sugerimos o Struwwelpeter para prová-lo.

4) Gref Völsing

Salsicha de Frankfurt
Fonte: Gref Voelsing

Esse nome aí está associado à mais famosa salsicha de carne do mundo. É o açougueiro Karl Gref e sua esposa Wilhelme Völsing que produziram-na pela primeira vez no ano de 1894. Não há nada secreto na sua produção, o que não torna menos deliciosa. Em qualquer barraquinha pelas ruas de Frankfurt é possível encontrar a Gref Völsing. No entanto, nada melhor do que comer no local de sua origem, o açougue Gref Völsing.

5) Apfelwein

Vinho de maça
Fonte: T-Online

Se há algo mais estranho e mais frankfurtiano a se beber é o Apfelwein, ou vinho de maçã. O ritual de bebê-lo inclui um copo chamado Gerippte, cujas nervuras têm forma de diamante. A garrafa, por sua vez, chama-se Bembel. Ele pode ser servido doce ou puro. Sua versão pura é azeda, o que o torna algo completamente diferente das cidras de maçã. Recomendamos experimentar um Apfelwein no Apfelwein Solzer.

Bom apetite!

Comente este post

Leia Também