Heidelberg Roteiros Pela Alemanha

Roteiros pela Alemanha: um dia em Heidelberg

Heidelberg é dessas cidades que não podem faltar em alguma viagem que você fizer pela Alemanha. Sabemos que a checklist para o país dos automóveis deve ser extensa, com visitas obrigatórias a Berlim ou Munique, por exemplo. No entanto, ao menos um dia em Heidelberg merece estar em um de seus futuros planos de viagem. Razões não faltam e algumas delas queremos elencar neste post. Com ele, inauguramos uma nova série de artigos chamada “Roteiros pela Alemanha”, com dicas de roteiros de um ou mais dias pela Alemanha. Confira, portanto, quais nossas dicas para que você passe um dia em Heidelberg.

Pela manhã…

Visite o Palácio de Heidelberg (1)

Palácio de Heidelberg
Fonte: Wikipedia

A maior atração turística de Heidelberg é a ruína do antigo palácio que servia de residência aos príncipes eleitores do Palatinado. Teve sua época gloriosa entre os séculos 15 e 17 e acabou sendo destruído pelas tropas francesas do rei Luís 14 no ano de 1693. Nos dois séculos seguintes, muitos habitantes de Heidelberg usavam as pedras da ruína para construir suas casas. Porém, com o Iluminismo e sua vertente romântica, as ruínas do palácio tornaram-se motivo de louvor ao passado, fato que impediu a total destruição do que lhe restava. Importantes poetas e pintores imortalizaram sua percepção dessa jóia arquitetônica. Dentre eles, destacam-se Goethe, Hölderling e William Turner.

Para chegar até ele, tome o Bergbahn (2)

Bergbahn
Fonte: RNZ

Sugerimos ao menos duas horas de visita a esta maravilha. Como fica sobre uma montanha, a Königstuhl, a melhor forma de chegar até ele é através do Bergbahn. Trata-se de um funicular que não somente deixa visitantes na altura do palácio, como também segue até um ponto mais alto da elevação, aproximadamente a 600m de altura.

Aprecie a magnífica vista da bela Heidelberg

Vista do Palácio

Não deixe de passear pelos jardins que ficam ao redor do palácio (destaque para antiga área onde deveria ter existido o Hortus Palatinus) e tome um tempo para apreciar a vista de uma das mais lindas cidades da Alemanha.

Para subir ao Palácio de Heidelberg com o Bergbahn, você precisa desembolar 7€, o que lhe dá o direito de visitar o pátio interno do palácio. Não perca a chance de ver barris de vinho gigantes no interior do palácio, assim como de visitar o Museu da Farmácia. Tudo isso com os mesmos 7€!

No almoço…

Almoce no Wirtshaus Nepomuk (3)

Wirtshaus Nepomuk
Fonte: 1180.com

Bem aos pés de uma das atrações turísticas mais visitadas de Heidelberg, a Alte Brücke, ou Ponte Antiga, e às margens do rio Neckar fica um edifício do século 18 que abriga o ótimo Wirtshaus zum Nepomuk. O nome do restaurante é homenagem ao santo padroeiro das pontes, das embarcações e dos rios, Johannes Nepomuk. Para os que querem comer uma boa comida típica alemã, essa é a pedida no centro histórico.

Pela tarde…

Passeie pela Ponte Antiga, ou Alte Brücke (4)

Alte Bruecke
Fonte: Heidelberg Marketing

Essa que é das pontes mais retratadas em pinturas e fotografias merece sua visita. Sua construção data de 1788 e sua função é de ligar os dois lados da cidade que estão divididos pelo rio Neckar. Aproveite para atravessar a Ponte Antiga e…

Passeie pelo Caminho dos Filósofos, o Philosophenweg (5)

Philosophenweg
Fonte: tportal.toubiz.de

Basta atravessar a bela ponte e seguir até a montanha do outro lado do Neckar. Porém, não pense que grandes filósofos se embrenharam por este caminho. Na verdade, estudantes da Universidade de Heidelberg e outros locais é que desfrutam desse trajeto, tendo como recompensa do esforço físico uma das vistas mais emblemáticas da bela Heidelberg.

Caminhe pelo centro histórico (6)

Um dia em Heidelberg
Fonte: RNZ

Termine sua jornada pelo centro histórico de Heidelberg. Para aqueles que se interessam por compras, a Hauptstrasse é o seu destino. Já para os que preferem relaxar, caminhar e descobrir belas esquinas ou cantos que valem uma foto e ainda sentar-se para uma cerveja ou um café, o centro histórico é perfeito.

Tenha um belo dia em Heidelberg!

Comente este post